Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Como resistir aos doces?

Como resistir aos doces?

Seguramente já ouviu dizer que “comer é um dos prazeres da vida”… Certo é que comer, vai além do prazer, sendo uma necessidade, uma vez que os alimentos são o combustível para o nosso organismo.
 

A alimentação não deve ser restrita ao ponto de se privar totalmente do que mais gosta, contudo é importante controlar-se e fazer dos "excessos" situações pontuais. Adotar uma alimentação equilibrada e saudável poderá ser a solução para não fazer uma restrição alimentar severa. Este tipo de alimentação não é sinónimo de pratos sem sabor, aliás a diversidade é uma regra para que possa ter todos os nutrientes necessários para o organismo.


Para conseguir resistir aos doces ficam algumas dicas simples:

- Faça refeições intermédias: ficar muitas horas sem comer pode levar a que na refeição seguinte se coma mais e se escolham alimentos mais calóricos.
- Escove os dentes: após as refeições deve escovar sempre os dentes. Pelas razões de higiene óbvias, mas porque este hábito leva a que a vontade de doces diminua ou desapareça.
- Fique longe dos doces: nos locais onde habitualmente passa mais tempo, tente que os doces estejam fora do alcance da visão ou simplesmente não os tenha.
- Ingira água: o consumo de água regular, dá uma sensação de estômago preenchido e é um regulador do organismo.
- Coma lentamente: comer devagar durante as refeições e saborear os alimentos é a melhor estratégia para diminuir a sensação de fome, pois a informação de saciedade leva alguns segundos a chegar ao cérebro.
- Consuma proteína: a proteína aumenta a saciedade, ajudando a resistir aos doces e outros alimentos menos ricos nutricionalmente.
- Pratique exercício físico: o exercício físico está associado à libertação de serotonina (hormona responsável pela sensação de bem-estar) que é comum ao do consumo de doces. Além disso, diminui o estado de stress e de ansiedade que consecutivamente leva a uma menor compulsão alimentar.


A estratégia não é cortar por completo os doces, mas sim, diminuir o consumo numa fase inicial e de uma forma gradual, para conseguir resultados a longo prazo. Poderá optar também por definir o dia da “asneira” (cheat meal) onde consome o seu doce preferido.