Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Existe um tipo de treino ideal para perder peso?

Existe um tipo de treino ideal para perder peso?

Quando o objetivo é perder peso, é frequente prescrever-se um conjunto de exercícios compostos ou exercícios funcionais. Mas, na verdade, um exercício não tem apenas um objetivo, ou seja, não é só hipertrofia, perda de peso ou mobilidade.


Para que possamos dizer que um exercício é o melhor para a perda de peso, temos de ter em conta todas as especificidades que o podem tornar mais eficaz Além disso, é importante perceber que um exercício pode ser muito bom para alguém em determinado momento e logo de seguida deixar de fazer o efeito desejado ou de fazer sentido no plano de treino.


O melhor treino tem de ter em conta a anatomia e a fisiologia distinta de cada um. Assim sendo, a resposta à pergunta colocada no artigo de hoje é: “depende!”. Antes de prescrever qualquer exercício, temos sempre de responder a questões como: a quem se destina? Qual o objetivo? Qual a tolerância ao exercício? Qual a dose a aplicar?


Não obstante e, de forma genérica, considero que para casos de perda de gordura deve ser privilegiado um trabalho de resistências, de forma a aumentar a massa magra. Isto é, realizar um trabalho em que se otimize todo o corpo com cargas ajustadas para promover um aumento cardiovascular e grande desgaste muscular.


É claro que os exercícios de cardio que fazemos a meio de um treino (jumping jacks, burpees, mountain climbers, salto à corda, etc.) elevam o gasto calórico. O problema é que isso acontece naquele momento. Já o trabalho considerado de força – quer com o peso corporal quer com resistências externas, conduz ao aumento da massa muscular, que por sua vez auxilia eficazmente na diminuição da gordura corporal.


Durante os treinos, devem ser treinados os grandes grupos musculares, com exercícios como agachamento ou extensão da coxa, duas opções que põem em ação grandes massas musculares e com um elevado gasto energético. Também não podemos deixar de lado os grandes grupos da parte superior do corpo, que poderão ser trabalhados através de chest press, lat pull down, pull over e flexões.


Obviamente que o treino tem um papel fulcral no alcance de um objetivo tão difícil como o da perda de gordura, na medida em que dará um forte boost, mas nunca se esqueça: a melhor ação para a perda de gordura começa no prato, com uma alimentação adequada.