Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Frescos, congelados ou enlatados... Qual o melhor?

Frescos, congelados ou enlatados... Qual o melhor?

Na sociedade atual, com o ritmo de vida frenético, é cada vez mais difícil despender de tempo para adquirir regularmente alimentos frescos, nomeadamente legumes, peixe e carne, pois a frequência das idas a mercados e supermercados está limitada normalmente a um ou dois dias por semana…

 

Por outro lado, na hora de escolher entre produtos frescos, congelados ou enlatados, por norma optamos por congelados ou enlatados uma vez que a sua confeção é mais rápida ou nula e mais prática.


Do ponto de vista nutricional, o ideal seria optar sempre por alimentos frescos, mas não sendo esta opção de todo viável, vamos perceber qual das restantes opções (congelados ou enlatados) será a mais adequada para quem quer praticar uma alimentação saudável e equilibrada.

Para podermos chegar à conclusão de qual o melhor método de conservação a optar é necessário ter em conta os seguintes aspetos:

- Composição nutricional:
Neste primeiro ponto, os alimentos congelados são a melhor opção, uma vez que, se forem congelados frescos, não existe a adição de qualquer outro componente ou aditivo. Já os enlatados, sofrem normalmente alteração da composição nutricional, uma vez que há a adição de sal, açúcar ou gordura para promover a conservação. Desta forma, aconselhamos a olhar sempre para a lista de ingredientes, nomeadamente gorduras, açúcares e sal, para perceber se estes componentes derivam apenas do alimento natural ou se foi adicionado posteriormente.

- Tempo de Armazenamento:
Quando necessita de um alimento para ser usado num período curto de tempo, a escolha mais adequada será de congelados, uma vez que a perda de nutrientes é menor. Se falarmos de armazenar por longos períodos de tempo, aqui o melhor será a opção de enlatados, devendo lavar bem antes de usar, de forma a remover alguns aditivos e sódio. 

- Segurança alimentar
De forma a reduzir a probabilidade de se multiplicarem microrganismos, tanto as opções de alimentos congelados como enlatados são preferenciais aos frescos. Ainda assim, é necessário que a descongelação de alimentos seja feita de uma forma natural no frigorifico, pois só desta forma garantimos essa segurança.  
Mesmo os alimentos enlatados não devem ser mantidos na lata depois de abertos para não oxidarem e absorver metais pesados da embalagem.


Em suma, aconselhamos sempre que possível alimentos consumidos frescos. Não obstante, as opções de congelados e enlatados podem ser usados dependendo dos parâmetros que mencionamos anteriormente. Faça escolhas à sua medida, garantindo sempre o melhor para a sua saúde!