Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Gordura visceral: o que é e como reduzir

Gordura visceral: o que é e como reduzir

A Gordura visceral, não é nada mais que a gordura que se acumula na cavidade abdominal, entre os vários órgãos, como o estômago, fígado e pâncreas, sendo considerada como a mais perigosa a nível da saúde.

 

Este tipo de gordura também pode influenciar o funcionamento de algumas hormonas. O seu diagnóstico pode ser feito através de uma leitura de bioimpedância da sua massa gorda para calcular a percentagem que corresponde à gordura visceral ou através da medição do perímetro abdominal, por um profissional de saúde.

 

A presença de uma barriga “proeminente” é evidência de que há gordura visceral acumulada. O excesso deste tipo de gordura leva a uma tendência para várias doenças, tais como: hipercolesterolémia, diabetes tipo 2, a, hipertensão, entre outras.

 

De forma a reduzir a gordura visceral é necessário um conjunto de alterações aos hábitos alimentares e de exercício físico. Sigas as sugestões para otimizar o resultado:

- Elimine alimentos com gorduras TRANS: este tipo de gordura está presente em alimentos embalados e processados, leia atentamente os rótulos dos ingredientes;

- Evite alimentos açucarados: elimine açúcares refinados (bolos, bolachas, refrigerantes,…) e reduza a ingestão de hidratos de carbono de acordo com as suas necessidades energéticas diárias;

- Aumente a ingestão de fibra e proteína: uma dieta rica em fibra (flocos de aveia, vegetais, …) e em proteína (ovo, carne, peixe, leguminosas, …) leva a uma diminuição da sensação de fome e diminui a absorção;

- Pratique exercício físico: independentemente do tipo de exercício é necessário definir uma periodicidade semanal e intensidade suficientes para atingir o objetivo;

- Não ingira bebidas alcoólicas: reduza ou elimine a ingestão de álcool para um melhor resultado;

- Reduza os níveis de stress: procure ter um descanso adequado durante a noite e aprenda a fazer uma boa gestão do stress, experimentando técnicas de relaxamento (Yoga, Pilates, descontrair com a família, terapia de relaxamento, etc).

 

Mesmo que tenha um peso adequado às suas caraterísticas pode ter gordura visceral em excesso. Procure ajuda de um profissional e verifique a sua gordura visceral, deste modo poderá prevenir o aparecimento de doenças.