Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

INFLUÊNCIA DO SONO NA PERDA DE PESO

INFLUÊNCIA DO SONO NA PERDA DE PESO

A diminuição do tempo de dormir está a tornar-se um hábito cada vez mais comum na sociedade. Tal facto leva a uma modificação no sistema endócrino que pode induzir o aparecimento da obesidade.

Uma boa noite de sono, deve contemplar não só um número de horas ajustado (pelo menos 7 a 8 horas) mas ser ao mesmo tempo um sono reparador (permitir um verdadeiro descanso). Quando isto não acontece há alterações hormonais, nomeadamente uma diminuição dos níveis da leptina e aumento nos níveis da grelina, que podem conduzir ao aumento do apetite  ou até mesmo condicionar as escolhas alimentares, levando a que coma mais quantidade, coma por impulso e na maioria das vezes a procura é por alimentos com mais açúcares e/ou gorduras.

Além da alteração no padrão alimentar, uma privação do sono, ou uma noite de sono de má qualidade provoca:

- Irritabilidade;

- Stress;

- Prejudica o raciocínio;

- Desequilibra o metabolismo;

- Reduz a produção da hormona de crescimento;

- Menos disposição para as tarefas do dia a dia;

- Menos propensão para fazer atividade física;

- Diminui as expectativas de vida;

- Reduz a produção de melatonina.

De uma forma geral, todos os fatores apresentados poderão condicionar de uma forma direta ou indireta a alimentação e dieta.

Uma noite de sono de qualidade, para emagrecer deve contar com uma série de fatores que deve ter em conta no momento de ir para a cama, ter um ambiente calmo, relaxar, desligar aparelhos eletrónicos, manter uma baixa luz interior e criar uma rotina para a hora de dormir.

Além disso, sabia que há alimentos que promovem uma boa noite de descanso?! Sim é verdade, entre os quais destacamos a banana, frutos secos, vegetais verdes-escuros, leite, ovos e chá de camomila. Para um melhor resultado é necessário não só o consumo destes alimentos, mas também são necessárias outras mudanças: eliminar hábitos tabágicos, de bebidas alcoólicas ou bebidas ricas em cafeína e o sedentarismo, que favorecem insónias.

Uma alimentação equilibrada e consciente, em conjunto com uma prática de exercício físico regular e um sono adequado, são as ferramentas base para uma vida mais saudável, e consequente, sucesso na perda de peso.