Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

O uso consciente dos Antibióticos: qual a importância?

O uso consciente dos Antibióticos: qual a importância?

Os antibióticos são conhecidos por serem a base de diversos tratamentos na medicina. Mas a sua disseminação e uso indevido levam a um aumento da resistência a antibióticos na população, ameaçando, assim, a capacidade do nosso organismo conseguir eliminar doenças infeciosas ou mesmo apoiar procedimentos médicos.


Todos nós, no dia-a-dia, podemos adotar diferentes estratégias para diminuir infeções e evitar que, desta forma, seja necessário recorrer à toma de medicamentos, nomeadamente, os antibióticos. Algumas dessas estratégias são: desinfetar bem frutas e legumes, lavar as mãos antes de preparar alimentos, cozinhar bem ovos e carne de porco, entre outros.

Uma outra estratégia poderá passar por fortalecer o sistema imunitário, apostando na prevenção. Exemplo disso é o tratamento de uma constipação com uma alimentação rica em vitaminas e minerais protetoras do sistema imune (gengibre, laranja, alguns tipos de cogumelos), adequada hidratação, descanso e, se necessário, suplementação.

O abuso de antibióticos, além da questão da resistência, poderá aportar outros malefícios como é o caso da disbiose intestinal (desequilíbrio entre microrganismos benéficos e patogénicos do nosso organismo) e obstrução do bom funcionamento hepático (sobrecarga de toxinas no fígado). Estes fatores podem levar a náuseas, diarreia, inchaço, dor abdominal, perda de apetite, entre outros problemas do foro digestivo.

Para evitar danos no organismo, aconselhamos o uso de antibióticos apenas quando o médico prescreva, sem o compartilhar com outras pessoas, tomando no tempo e dose prescrita. O mau uso dos antibióticos coloca toda a população em risco.

Além disso, sempre que tiver de fazer a toma de antibiótico aconselhamos a toma de probióticos e um suplemento desintoxicante hepático de modo a evitar a carência de bactérias “protetoras” ao nosso sistema imunitário e desconforto no trato digestivo/intestinal. Deve ainda apostar numa alimentação adequada de forma a diminuir a inflamação existente e a melhorar o metabolismo das toxinas que possam ser libertadas pelos antibióticos.

Neste Dia Europeu do Antibiótico, aconselhamos a adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e variada de modo a prevenir doenças. E encorajamos a população e profissionais de saúde a adotar as melhores práticas e aumentar a consciencialização global sobre a resistência a antibióticos.