Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Práticas de verão: mitos ou verdades?

Práticas de verão: mitos ou verdades?

O Verão é uma das estações do ano que merece maior atenção com a saúde, nomeadamente, em cuidados com a pele e hidratação, devido ao aumento do calor e da exposição solar.


Também é verdade que, durante esta época, surgem muitas práticas comuns, tais como a inclusão de alguns alimentos (cor de laranja) para hidratar e nutrir a pele e o corpo. Veja as dicas, mitos e verdades sobre estas práticas de verão e mantenha a sua saúde nestes dias mais quentes:
 

Sumos naturais e água promovem hidratação da pele?

VERDADE
A hidratação é importante durante o ano inteiro, mas no verão temos uma necessidade acrescida, uma vez que aumenta a transpiração devido ao calor que se faz sentir. Desta forma, poderá manter uma boa hidratação ingerindo água, chás frios, sumos naturais ou mesmo optando por frutas e legumes mais ricos em água (ex: melancia, pepino).


As bebidas alcoólicas também servem para hidratar?

MITO
Como vimos na questão anterior, a hidratação é fundamental nesta época do ano, mas não através da ingestão de bebidas alcoólicas. Isto, porque, o álcool presente nas bebidas alcoólicas aumenta a desidratação, inibindo a ação da hormona antidiurética que regula a homeostasia do corpo.


Ingerir alimentos cor de laranja ajudam o bronzeado?

VERDADE
Alimentos, sejam eles legumes ou frutas, como a cenoura, abóbora, laranja e mamão são alguns dos alimentos que contêm na sua composição um pigmento responsável pela cor laranja, chamado betacaroteno. Este nutriente, no nosso organismo, transforma-se em vitamina A, que está envolvida na produção de melanina na pele e que confere cor mais bronzeada/dourada à pele. 


A exposição ao sol produz vitamina D?

MITO
A verdade é que o sol é fundamental para uma absorção de vitamina D através da pele. Mas não podemos dizer que absorvemos vitamina D quando aumentamos a exposição solar quando vamos para a praia ou piscina e colocamos protetor solar. Isto porque para produzir vitamina D, necessitamos de garantir cerca de 15 a 30 minutos diários de sol, sem colocação de protetor solar. Para tal aconselhamos esta exposição solar, em períodos em que o sol não é tão “agressivo”. 


Podemos concluir que alimentação e hidratação exigem mais cuidados no verão, e que contribuem para manter uma pela mais cuidada e bronzeada, bem como homeostasia do corpo. Ainda assim é importante que os mitos não estraguem esses objetivos!