Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Utentes

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Good Diet.

Blog

COMO POUPAR TEMPO NA COZINHA?

COMO POUPAR TEMPO NA COZINHA?

Para muitas pessoas a cozinha, é uma das divisões da casa, onde se passa muito tempo e é onde se concentra uma grande fatia das despesas do orçamento familiar. Ainda assim, ter uma alimentação saudável e equilibrada não significa necessariamente que tenha de se passar demasiado tempo na cozinha nem ser cara.Os momentos passados a cozinhar devem dar prazer e nunca ser uma obrigação. Deve existir toda uma dinâmica de organização, passando pela forma como se fazem as compras no supermercado, à forma como se arrumam os alimentos em casa.Siga as nossas dicas e saiba como poupar tempo e dinheiro na cozinha, sem prejudicar as refeições, bem como o seu conforto e saúde:Planeie as refeições para a semana atempadamente, inclua primeiro os alimentos que já tem em casa;Faça uma lista de compras e/ou ingredientes, iniciando sempre por os produtos essenciais e mais usados na cozinha;Congele alimentos, sempre que confecionar mais quantidade ou que reste de alguma refeição, preferencialmente em doses individuais;Reutilize comida excedente;Invista em utensílios de cozinha que podem auxiliar em diversos processos de forma a reduzir o tempo de preparação;Organize a despensa e frigorifico, tendo sempre à mão os produtos que usa mais;Opte por usar regularmente receitas mais simples, de forma a que tenham menos passos de preparação e deixe as mais elaboradas para dias especiais;Se preferir perca uma parte de um dia da semana para confecionar todas as refeições dessa semana. Com as dicas que mencionamos acima poderá tornar as suas preparações de refeições na cozinha menos demoradas, dispendiosas e mais saudáveis. Mesmo que pareça uma tarefa impossível, experimente e confirme que valeu a pena tentar. No final, vai agradecer as mudanças que implementou!

Saber mais

DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), os países industrializados desperdiçam 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos por ano, o que seria suficiente para alimentar os cerca de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo.O desperdício alimentar é uma questão grave e que exige atenção de todos, desde a produção ao consumidor. Evitar ou tentar diminuir o desperdício alimentar a cada dia é além de um ato de consciencialização ambiental e de sustentabilidade, uma forma de poupar e cuidar da saúde. Isto porque se usar o máximo de cada alimento entenderá que na própria natureza está o essencial e necessário para viver bem.É considerado desperdício alimentar as perdas que ocorrem em qualquer uma das fases da cadeia alimentar, seja na produção ou no consumo e, que implicam que os produtos não cumpram o propósito para o qual foram produzidos – consumidos.O combate ao desperdício alimentar deverá ser uma preocupação de todos, pelo que propomos que comece já, com algumas dicas:Comprar apenas aquilo que necessita;Organizar a sua despensa e frigorífico;Planear as refeições e os produtos que vai usar;Evitar fazer compras quando tiver fome ou pressa;Congelar excedentes de comida;Ser criativo com as sobras;Aproveitar os alimentos na íntegra;Acondicionar os alimentos corretamente;Compreender os vários tipos de validade. A contribuição para diminuir o desperdício alimentar está nos seus atos, por isso comece por adaptar as suas rotinas e hábitos. Será um benefício não só para a sua carteira, mas também para a sua saúde.Consciencialize-se deste problema e faça parte da solução!

Saber mais

A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA HIDRATAÇÃO

A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA HIDRATAÇÃO

Bebida vital por excelência, a água é o constituinte maioritário no nosso corpo cerca de 50-75%. Como o corpo não produz este elemento, é necessário repor as quantidades adequadas de água para que o organismo funcione regularmente, processo ao qual chamamos de hidratação. A água é essencial ao organismo, porque permite o transporte de nutrientes (vitaminas, minerais, oxigénio,…); regula da temperatura corporal; elimina resíduos através da urina; regula o normal funcionamento do sistema cardiovascular, digestivo e respiratório. Além disso, a água contribuiu de uma forma indireta para diminuir a sensação de fome; regular o consumo de nutrientes mais calóricos (açúcares, gorduras saturadas,…); melhorar o funcionamento do intestino e hidratar, substituindo bebidas açucarada ou alcoólicas.As recomendações do consumo de água, para adultos são de 1,5 a 2,5 litros, sendo que esta quantidade varia de acordo com o peso de cada pessoa e fatores externos. É adequado aumentar a ingestão de água nos seguintes casos: exercício físico intenso, situações de doença com febre, vómitos e/ou diarreias, temperatura ambiente elevada.Para uma correta hidratação a água na sua forma natural deve ser a opção, ainda assim existem alimentos ricos em água e outras bebidas como águas com sabor e sumos de fruta que podem contribuir para o volume total de líquidos. Beber água não tem de ser um sacrifício desta forma siga as nossas dicas:Chá/infusão (sem adição de açúcar);Água aromatizada, com pedaços de fruta ou especiarias e ervas aromáticas;Ingerir de gelatina (sem adição de açúcar);Consumir fruta e legumes com maior teor em água;Ingerir sopa rica em legumes. A desidratação poderá ter diversas consequências, aumentando a morbilidade e a mortalidade entre as pessoas. Por isso, não se esqueça de beber água com frequência!

Saber mais

MARMITAS SAUDÁVEIS PARA LEVAR PARA O TRABALHO

MARMITAS SAUDÁVEIS PARA LEVAR PARA O TRABALHO

Para quem deseja manter uma alimentação saudável ou se está a fazer uma dieta de emagrecimento, uma das dificuldades do dia-a-dia é o facto de não conseguir fazer algumas refeições em casa para obter uma alimentação adequada às suas necessidades.Porém, nos dias de hoje, cada vez mais se assiste a uma moda – “marmitar” – preparar as refeições, numa marmita, para que possa levar alimentos saudáveis e equilibrados à sua dieta para o trabalho, escola/faculdade ou outro local. Este hábito é um sucesso desde que proceda ao seu planeamento, desta forma poupará tempo, saúde e até refeições mais económicas.Dicas para organizar a marmita:- Usar a quantidade indicada, ou seja, o que normalmente costuma servir no prato;- Ter presente todos os grupos de alimentos, sem nunca esquecer os vegetas;- Elaborar confeções mais equilibradas e saudáveis;- Usar um saco térmico ou geleira para melhor conservação;. Sugestões de snacks para colocar na marmita:- Iogurte com sementes e/ou aveia;- Fruta;- Frutos secos;- Palitos de vegetais (cenoura, beterraba, pepino) ou tomate cherry;- Gelatina AllPura;- Barritas AllPura. Sugestões de almoços para colocar na marmita:- Sopa de legumes;- Salteado de legumes com peito de peru;- Omelete de atum e espinafres;- Salada de vegetais, quinoa e salmão fumado;- Risoto de primavera. Preparar a sua própria marmita é a melhor maneira de garantir uma alimentação saudável pois sabe exatamente o que está a comer sem prejuízo para a dieta e nem para a saúde.

Saber mais

Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo?

Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo?

Nos dias de hoje assistimos a um aumento do número de pessoas que querem adotar um estilo de vida mais saudável, seja pelos hábitos alimentares equilibrados ou pela prática de atividade física. Com esta dedicação, sabemos que muitas pessoas olham não só à questão da saúde, mas também à questão estética, pretendendo um corpo mais definido.Definir o corpo, isto é, emagrecer e ganhar músculo ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. Mas é um trabalho que poderá ser feito, se adaptar o treino e alimentação à composição corporal, sendo mesmo uma opção mais benéfica e sustentável para o corpo a longo prazo.Quando se trata de uma pessoa com excesso de peso ou com uma percentagem de gordura elevada, deverá fazer uma dieta mais restrita em alguns nutrientes para que consiga perder peso e gordura, ainda assim, esta restrição não poderá ser severa se pretender manter a massa muscular.Depois da perda de peso e de gordura é essencial ir adaptando a alimentação, devendo esta ser rica em proteína, não esquecendo o treino de força para tonificar o corpo, o que permite aumentar gradualmente a massa muscular. Podemos então afirmar que é possível emagrecer e aumentar músculo, mas não devem ser esquecidas as seguintes dicas:- Selecionar adequadamente todos os nutrientes;- Fazer uma restrição de energia equilibrada e adaptada ao dia a dia;- Controlar o apetite,- Manter uma boa hidratação;- Adaptar o tipo de treino;- Descansar de forma adequada.O segredo é encontrar um equilíbrio para chegar ao objetivo, pode não ser fácil, mas vai valer a pena!

Saber mais

Emagrecer: 5 dicas para não perder a motivação

Emagrecer: 5 dicas para não perder a motivação

Vivemos num mundo rodeado de tentações, no qual, mudar ou transformar estilos de vida se tornam desafios diários, levando a que muitas pessoas iniciem uma dieta de perda de peso e ao primeiro desafio desistam. Encontrar motivação para iniciar uma dieta ou entrar num processo de perda de peso nem sempre é fácil. Desta forma, estratégias simples como traçar pequenas metas ou respeitar e entender que cada um tem seu próprio ritmo, são fundamentais em todo o processo. Siga as nossas dicas, para que mantenha a motivação ao longo de todo o processo de perda de peso:1. Defina objetivos reais e em períodos ajustados: ir definindo pequenos objetivos em períodos reais é essencial para estimular a sua motivação e conseguir conquistar pequenas vitórias ao longo do processo. 2. Tenha sempre presente o motivo que o/a levou a perder peso: as dietas resultam sempre melhor quando há uma motivação “interior”, desta forma, é importante ter em mente o objetivo que motivou a iniciar todo o processo (ex: melhorar a saúde, fazer uma operação ao coração, ter mais autoestima, …). 3. Não desistir ao primeiro erro ou quando sente não ser capaz: ao longo do emagrecimento estará a passar por uma mudança física e emocional, não devendo ser encarado como uma obrigação que tenha de ser cumprida a 100%, sem poder falhar. Em cada erro que venha a cometer, siga em frente e volte aos bons hábitos alimentares. 4. Reprogramar a mente: sempre que se inicia uma dieta é importante eliminar pensamentos que nos limitam, pois estes criam uma resistência à mudança de determinados hábitos ou comportamentos 5. Procure ajuda profissional: procurar um nutricionista e/ou profissional de desporto é essencial para definir orientações personalizadas e adequadas aos seus hábitos de vida e objetivos. Com estas pequenas mudanças, irá conseguir estimular/aumentar a motivação para perder peso e manter os bons resultados a longo prazo. Ainda assim, é necessário que a sua determinação esteja sempre presente!

Saber mais

7 Dicas para preparar o corpo de verão

7 Dicas para preparar o corpo de verão

A preparação para o tão desejado “corpo de verão”, deveria ser o ano inteiro através de uma alimentação saudável aliada à prática regular de exercício físico e descanso. Mas a verdade é que só com a chegada do calor e com o aproximar das férias é que a maioria sente vontade repentina de alterar hábitos de uma forma abrupta para atingir resultados rápidos. Mas esta opção não é de todo a mais correta pois pode levar ao desenvolvimento de certas patologias. Além disso, um corpo perfeito vai além de uma bonita silhueta, é necessário um corpo saudável!Mesmo que o tempo pareça insuficiente para conseguir o corpo desejado para o verão, todas as mudanças que possa colocar já em prática vão ser importantes para reduzir peso, gordura indesejada, e aumentar a autoconfiança e saúde!Desta forma, no fim deste processo, em vez de ter o corpo perfeito para o verão, terá um corpo saudável que deverá manter ao longo de todo o ano! Mas, para que isso aconteça, deve começar por fazer mudanças nos hábitos e estilos de vida. Nós ajudamos com algumas dicas:1 - Alimentação saudável: não faça a dieta de uma amiga só porque com ela funcionou, pois consigo pode não resultar. Procure a ajuda de um profissional qualificado como um Nutricionista e faça uma alimentação adequada às suas necessidades e gostos;2 - Não restrinja demasiado: o facto de se restringir apenas a alimentos com baixo teor de gordura ou hidratos de carbono vai fazer com que perca nutrientes essenciais;3 - Praticar exercício físico: a falta de tempo não pode continuar a ser desculpa para não treinar! Organize o seu dia e guarde, no mínimo, 30 minutos por dia para praticar algum tipo de exercício físico;4 - Hidrate-se bem: ingira pelo menos 1,5L de água por dia. Evite os refrigerantes e o álcool em demasia, pois são ricos em calorias e açúcar;5 - Coma devagar e mastigue bem: é mais fácil comer em excesso quando estamos distraídos com algo, como a ver televisão por exemplo. Tente comer de forma relaxada, sem distracções e devagar, pois é uma forma mais eficaz de comer menos;6 - Evite os snacks embalados e refeições pré-cozinhadas;7 - Aprenda a ler os rótulos: esteja atento às calorias, gordura, açúcar e fibra.  Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar de forma eficaz a lidar com a dificuldade na perda de peso. Ainda assim, aconselhamos a procura de um profissional qualificado. A Good Diet pode ajudar: procure-nos numa farmácia perto de si.

Saber mais

5 Dicas para começar a treinar

5 Dicas para começar a treinar

Fazer exercício físico é sem dúvida uma das coisas mais importantes quando queremos ter um estilo de vida mais saudável. Isso, aliado a uma boa alimentação, é meio caminho andado para o sucesso. Sabemos que não é fácil começar a praticar desporto, se nunca o fez antes… Por isso, aqui ficam 5 dicas chave para começar a treinar e não desistir. É preciso ter calma, mas também é preciso esforço e, claro, deixar a preguiça de lado. 1. ESCOLHA UMA ATIVIDADE QUE LHE DÊ PRAZERNem toda a gente gosta de fazer musculação ou correr… E nem temos que gostar todos do mesmo. Há imensas ativiades e soluções disponíveis hoje em dia, com ginásios, piscinas municipais, boxes de crossfit… O importante é perceber o que o motiva e começar por algum lado. 2. NÃO TREINE SOZINHOArranjar companhia é uma forma de nos mantermos motivados e de tentarmos ir mais longe. É bem mais divertido e, acima de tudo, criamos um compromisso com outra pessoa. É muito mais desafiante e a vontade para provar que conseguimos é maior. 3. TRAÇE METASNão criar uma meta é como começar uma viagem sem destino, correndo o risco de voltar para trás ou ficar a meio do caminho. Por isso, seja qual for o seu obejtovo - perder peso, tonificar, ganhar massa muscular, etc - o que importa é traçar uma meta e que seja atingível. 4. PROCURE AJUDA PROFISSIONALUm principiante não deve começar a treinar sozinho, porque não conhece as posturas e os resultados de determinados movimentos ou exercícios, como um Personal Trainer (PT). Um treino desadequado pode estar na origem de lesões ou de um esforço sem resultados. Por isso é muito importante consultar um especialista da área. 5. DEFINA UM HORÁRIO E CUMPRA-O!Um truque para não adiar os treinos é encará-los como reuniões de trabalho. Frequentar aulas de grupo por exemplo, é uma exelente forma de cumprir com os horários e não falhar aos treinos. Marque na agenda os dias e horas com mais disponibilidade e organize-se para não falhar.

Saber mais

Dicas para uma alimentação mais saudável

Dicas para uma alimentação mais saudável

A Organização Mundial de Saúde instituiu o dia Mundial da saúde (7 de Abril), com o principal objetivo de elucidar a população sobre a importância da proteção da saúde para manutenção de uma melhor qualidade de vida. No dia-a-dia, assistimos a um crescente aumento de pessoas com doenças como: obesidade, diabetes, cancro, hipertensão arterial, entre outras. E o facto de não apresentarmos uma patologia, não significa que estejamos 100% saudáveis.Um dos principais fatores responsáveis pelo aparecimento das doenças da “moda”, é uma alimentação desequilibrada, fator pela qual se deva apostar nela como prevenção. Além disso, para um bem-estar físico e mental é fundamental juntar ainda uma prática de exercício físico regular e um sono reparador.Fazer uma seleção adequada de alimentos saudáveis possibilita, não só a prevenção do aparecimento de doenças, como também fortalecer o organismo. E no nosso quotidiano conseguimos fazer escolhas que nos promovem saúde. Experimente por em prática as seguintes dicas:- Consumir alimentos dos vários grupos da roda dos alimentos de forma a obter nutrientes diferentes; - Eliminar bebidas açucaradas, snacks embalados e refeições pré cozinhadas; - Evitar gorduras saturadas da alimentação e optar por gorduras saudáveis (azeite, óleo de coco) em quantidades adequadas; - Trocar o sal por especiarias e ervas aromáticas, bem como o açúcar por adoçantes naturais (stevia, agave); - Beber 1,5L de água por dia de modo a haver uma regulação correta do organismo - Aprender a ler os rótulos: estar atento às calorias, gordura, açúcar e fibra; - Diminuir o consumo de hidratos de carbono em detrimento da proteína. Para ter saúde e uma melhor qualidade de vida, não basta só uma boa alimentação e exercício físico! Aprenda a relaxar, descansar e ser feliz!

Saber mais

Dicas para uma boa Hidratação

Dicas para uma boa Hidratação

Fundamental para toda a existência, a água, é o principal constituinte do corpo humano (aproximadamente 60-75%), e a sua falta inviabiliza a vida. A quantidade de água no organismo humano varia nas diferentes faixas etárias, verificando-se uma diminuição à medida que a idade avança. O PAPEL DA ÁGUA NO ORGANISMO- É a componente estrutural das células, quando estas perdem água, consequentemente perdem forma e a sua função. É na água que ocorrem todas as reações químicas do organismo, sendo um meio de transporte de nutrientes e substâncias. - É coadjuvante da absorção de vitaminas e de sais minerais. - Participa em reações metabólicas e elimina as toxinas, através da urina - É essencial para os processos fisiológicos de digestão e absorção. - Faz a manutenção da temperatura corporal. Recomenda-se o consumo de água, para adultos, de 1,5 a 2,5 litros por dia, variando com o peso de cada pessoa e fatores externos. Deve existir um reforço no seu consumo quando se verifica um dos seguintes pontos: exercício físico intenso, situações de doença com febre, vómitos e/ou diarreias, temperatura ambiente elevada. Quando não se verifica um consumo adequado de água, poderá ocorrer desidratação. Esta ocorre quando o corpo humano perde mais água do que repõe, não havendo água suficiente para executar as funções normais. A desidratação poderá ter inúmeras consequências, aumentando a morbilidade e a mortalidade. DICAS PARA BEBER MAIS ÁGUAPara facilitar o consumo de água no dia-a-dia, seguem algumas dicas para aumentar a sua ingestão de uma forma natural:- Beber chá/infusão (sem adição de açúcar) – poderá optar por um chá tradicional (camomila, chá verde, erva príncipe, tília) ou infusão com aroma frutado (frutos vermelhos, maçã e canela, menta); - Água aromatizada (com fruta natural) – acrescentar pedaços de fruta da época consoante o gosto (limão, laranja, morangos), hortícolas (pepino, cenoura) ou especiarias e ervas aromáticas (canela, hortelã); - Comer sopa – ao introduzir sopa de legumes, além de ter uma refeição equilibrada, estará a ingerir uma grande quantidade água. - Comer gelatina (sem adição de açúcar) – para além de ser um snack ou sobremesa saudável, tem presente uma boa quantidade de água; - Ingerir fruta e legumes – optar por frutas ricas em água (melancia, laranja, ananás/abacaxi) e legumes ricos em água (alface, abobora, pepino); Um estilo de vida saudável, depende não só da alimentação, mas também da quantidade de água que ingerimos no dia-a-dia. Por isso, não se esqueça: mantenha-se hidratado, sempre!

Saber mais

4 dicas para acelerar a recuperação muscular

4 dicas para acelerar a recuperação muscular

Quando se inicia uma rotina de treino, é normal sentir-se mais cansado, pois é um processo de adaptação do corpo. Para que este ocorra com uma boa adaptação, é importante haver períodos de descanso, para que as dores dêem lugar à sensação de bem-estar físico. Para quem já pratica regularmente exercício físico, esta regra também se aplica, pois o “excesso de treino” (overtraining) leva à estagnação ou decréscimo da performance desportiva, uma vez que não há tempo de recuperar o músculo. A recuperação e o repouso são parte integrante de qualquer programa de treino, para superar a fadiga muscular. Fique com 4 dicas que vão ajudar a acelerar a recuperação muscular:Alimentação: um dos pilares fundamentais na recuperação física e prevenção de lesões é uma alimentação saudável e equilibrada, onde a variedade de nutrientes são essenciais para o organismo. Manter uma dieta rica em proteína, hidratos de carbono, bem como vitaminas e minerais são importantes para repor as reservas energéticas, bem como evitar a degradação do músculo.Planear dias de repouso e de recuperação: para evitar a sobrecarga de treino, é essencial contemplar intervalos maiores entres treinos (podendo ter de chegar a 2 dias de intervalo) e planear treinos de recuperação. Optar por treinos ligeiros, Pilates ou Yoga permitem uma recuperação mais eficientes.Hidratação: em todas as fases de treino a hidratação é importante. Uma quantidade reduzida de água pode afetar o músculo, podendo levar a uma propensão de caibras e lesões. Para evitar estes episódios é importante hidratar-se seja com água ou bebidas desportivas, antes, durante e após o treino, assim evita a agressão ao músculo.Dormir: insónias, noites mal dormidas ou mesmo ciclos de sono desregulados podem aumentar a fadiga muscular, bem como a propensão para lesões. Para uma boa recuperação do organismo é importante ter um sono regular. Quando este não aparecer, seja por insónia ou stress, pode optar por usar suplementos com melatonina e passiflora para facilitar o descanso. Alem destas dicas, é importante não descurar o período pós-treino, pois é considerado fundamental para uma boa recuperação muscular e reposição de nutrientes.

Saber mais