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Como resistir aos doces?

Como resistir aos doces?

Seguramente já ouviu dizer que “comer é um dos prazeres da vida”… Certo é que comer, vai além do prazer, sendo uma necessidade, uma vez que os alimentos são o combustível para o nosso organismo.  A alimentação não deve ser restrita ao ponto de se privar totalmente do que mais gosta, contudo é importante controlar-se e fazer dos "excessos" situações pontuais. Adotar uma alimentação equilibrada e saudável poderá ser a solução para não fazer uma restrição alimentar severa. Este tipo de alimentação não é sinónimo de pratos sem sabor, aliás a diversidade é uma regra para que possa ter todos os nutrientes necessários para o organismo. Para conseguir resistir aos doces ficam algumas dicas simples:- Faça refeições intermédias: ficar muitas horas sem comer pode levar a que na refeição seguinte se coma mais e se escolham alimentos mais calóricos. - Escove os dentes: após as refeições deve escovar sempre os dentes. Pelas razões de higiene óbvias, mas porque este hábito leva a que a vontade de doces diminua ou desapareça. - Fique longe dos doces: nos locais onde habitualmente passa mais tempo, tente que os doces estejam fora do alcance da visão ou simplesmente não os tenha. - Ingira água: o consumo de água regular, dá uma sensação de estômago preenchido e é um regulador do organismo. - Coma lentamente: comer devagar durante as refeições e saborear os alimentos é a melhor estratégia para diminuir a sensação de fome, pois a informação de saciedade leva alguns segundos a chegar ao cérebro. - Consuma proteína: a proteína aumenta a saciedade, ajudando a resistir aos doces e outros alimentos menos ricos nutricionalmente. - Pratique exercício físico: o exercício físico está associado à libertação de serotonina (hormona responsável pela sensação de bem-estar) que é comum ao do consumo de doces. Além disso, diminui o estado de stress e de ansiedade que consecutivamente leva a uma menor compulsão alimentar. A estratégia não é cortar por completo os doces, mas sim, diminuir o consumo numa fase inicial e de uma forma gradual, para conseguir resultados a longo prazo. Poderá optar também por definir o dia da “asneira” (cheat meal) onde consome o seu doce preferido.

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Alimentos afrodisíacos, apimente a sua relação!

Alimentos afrodisíacos, apimente a sua relação!

Alimentos afrodisíacos contêm nutrientes com propriedades estimulantes, que promovem a produção de hormonas sexuais, melhorando a libido e sensação de bem-estar, aumentando assim o apetite sexual de homens e mulheres. Os alimentos afrodisíacos podem ser consumidos individualmente ou adicionados a refeições do dia-a-dia. Se procura apimentar a sua relação, experimente estas sugestões:- Chocolate (rico em cacau): o cacau contem feniltilamina que produz dopamina, no cérebro bem como aumenta a produção de serotonina, hormona responsável pelas sensações de prazer e felicidade;- Morango: rico em vitamina C e potássio, melhora a circulação sanguínea e consequentemente o funcionamento sexual. A combinação do morango com o chocolate torna estes dois alimentos a junção perfeita;- Pimenta (malagueta): o composto químico (capsaicina) presente nas malaguetas, leva a uma melhor circulação sanguínea, a pimenta aumenta a temperatura corporal, e acelera os batimentos cardíacos;- Mel: rico em vitamina B, ajuda na produção de hormonas sexuais, aumentando assim o desejo;- Frutos Oleaginosos (amêndoa, amendoim): a amêndoa é rica em selénio, zinco e vitamina E, aumentando assim a produção de hormonas que estimulam o desejo sexual. O amendoim é rico em vitamina E, aumenta também o apetite sexual e aumenta a energia;- Gengibre: rico em potássio e magnésio, nutrientes que aumentam o fluxo sanguíneo, estimulando o desejo;- Aveia: aumenta o nível de testosterona e do aminoácido L-arginina, aumentando o desejo. Todos estes alimentos devem ser consumidos em maior quantidade para quem quer estimular o apetite sexual, ainda que não exista uma quantidade ideal. Para comemorar este Dia de S. Valentim, deixamos ainda uma sugestão de receita para um pequeno-almoço ou snack a dois:SMOOTHIE AFRODISÍACOIngredientes150 ml de bebida de aveia8 Morangos1 Lasca fina de gengibre;1 Pitada de pimenta caeina;1 Colher de chá de mel. Preparação:Prepare todos os ingredientes e coloque numa liquidificadora. Triture bem até ter uma mistura bem homogénea. Feliz Dia de São Valentim!

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Alimentos termogénicos: aliados na perda de peso

Alimentos termogénicos: aliados na perda de peso

Emagrecer de forma saudável é reduzir o volume de gordura das células adiposas do corpo, tornando-o mais definido. A prática de atividade física regular é fundamental para conseguir queimar gordura corporal, mas alguns alimentos também podem atuar como aliados na batalha. Alimentos termogénicos são alimentos que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, através do aumento do metabolismo basal. Isto é, aceleram o metabolismo de modo a que este gaste mais energia a repor valores normais de temperatura.Estes alimentos contêm normalmente compostos como catequinas, capsaicina, efedrina ou cafeína que são propriedades termogénicas comprovadas, ajudando na queima de gordura. Então podemos considerar os seguintes alimentos como termogénicos:- Pimenta;- Café;- Chá verde;- Gengibre;- Canela. Além destes alimentos termogénicos podemos considerar a proteína um nutriente termogénico, pois de todos os macronutrientes esta apresenta um efeito térmico mais elevado, logo obriga o nosso organismo a gastar mais energia na sua metabolização, levando assim ao gasto de gordura acumulada. Este macronutriente é também importante na perda de peso, pois ajuda na manutenção e/ou aumento da massa muscular, além disso melhora a sensação de saciedade.Uma alimentação equilibrada aliada á pratica regular de exercício físico continuam a ser o fator mais importante na perda de peso, aesar destes alimentos serem uma ajuda na perda de peso quando consumidos diariamente. Procure uma nutricionista Good Diet e obtenha um plano alimentar personalizado, que lhe permite emagrecer e queimar gordura com saúde. 

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Como reduzir a fome à noite?

Como reduzir a fome à noite?

Estima-se que a síndrome da fome noturna esteja presente em 25% da população com excesso de peso. É considerada um transtorno do sono ou da alimentação, dependendo do estado de consciência da pessoa durante o episódio de fome compulsiva. Ocorre durante a noite, quando a pessoa se levanta e ingere grandes quantidades de comida sem controlo, optando sempre por alimentos calóricos (ricos em açúcar e/ou gordura). Este problema tem origem na alteração do ritmo circadiano ou outras razões, tais como:-Estados de ansiedade, nervosismo, frustração ou preocupação;-Alterações hormonais, nomeadamente no cortisol;-Poucas refeições durante o dia, ou baixas quantidades;-Má distribuição dos macronutrientes, nomeadamente hidratos de carbono e proteína;-Abundância de alimentos calóricos em casa;-Picos de insulina, o que provoca quebras de açúcar. Para diminuir a sensação de fome à noite, deve começar por mudar comportamentos (estilo de vida e alimentação). A par disso poderá necessitar de acompanhamento de um nutricionista e/ou psicólogo para ultrapassar este problema. Comece por fazer estas pequenas alterações e sinta a fome noturna a diminuir:- Regularize o sono e tente dormir pelo menos 6 a 8 horas por noite;-Evite qualquer fator que possa influenciar o sono, como ingestão de cafeina, exposição a luz azul, atividade física, entre outras situações antes de se deitar;-Evite alimentos de alta densidade calórica em casa (alimentos ricos em gordura e açúcar);-Consuma proteína (carne/peixe, leguminosas, ovo, lacticínios, etc) em todas as refeições;-Aumente o consumo de alimentos ricos em fibra (cerais integrais, legumes, sementes, leguminosas, etc) de modo a que a digestão e absorção sejam feitos lentamente;-Faça pequenas refeições ao longo do dia, evitando o aumento de fome no fim de dia (noite);-Inicie exercício físico regular e mantenha-se ativo. Pequenas mudanças no estilo de vida podem trazer grandes benefícios para a sua saúde!

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